segunda-feira, 20 de junho de 2011

Vamos falar sobre o grupo?

Olá leitores, gestantes, doulas, colaboradores, e todos os que acessam o portal do GHUAPA.
Hoje eu estive pensando em como fazer com que nós, membros do GHUAPA, saibamos se o blog tem ou não uma repercussão boa. Isso porque, infelizmente, só vejo quatro seguidores e destes, um deles sou eu (dona Elisa).
Todos os dias nós do GHUAPA nos preocupamos em achar informações a respeito de parto, gestação, maternidade, que não seja ofensiva, invasiva e nem desmoralizante, mas sim informativa, construtiva e, esperamos, enriquecedora.
Mas algo me "encuca", o baixo número de avaliações e seguidores no blog. Não que o blog tenha que ter dois mil seguidores e quinhentas avaliações por dia, não é isso, na verdade o que quero propor é que as avaliações, no final das reportagens, sejam avaliadas para que saibamos o quanto repercutiu a postagem que foi feita.
O número de seguidores também é importante, pois assim, saberemos que  não estamos sozinhas, e as seguidoras poderão acompanhar instantaneamente aquilo que for postado.
Quero destacar também que ao lado esquerdo da tela tem os links de acesso à lista de discussão, á comunidade do Orkut e a lista de discussão (ou comunidade) do facebook.
A lista de discussão é importante para que possamos enviar notícias, discutirmos, entre outras coisas, sem que a integrante receba vários e-mails do GHUAPA na sua caixa de entrada. Mas, infelizmente, a lista ainda tem poucas integrantes, o que faz com que mandemos vários e-mails semanais, o que pode sobrelotar a caixa de e-mails de algumas pessoas, ou até mesmo incomodar, então, se puderem, requeira a sua participação à lista!
A comunidade do Orkut é o local de maior movimento do grupo, lá nós publicamos ainda mais artigos, reportagens, opinamos, há uma dinâmica muito boa, agradecemos às integrantes e ficamos muito felizes com isso.
E para maior acessibilidade, fizemos uma comunidade no Facebook. A do FB ainda possui um baixo número de membros, porém, ao seu modo, participativas. Pedimos que caso tenham conta do FB adicione a comunidade, o que facilita muito a comunicação.
Esses meios virtuais são a nossa fonte de divulgação do grupo, ainda, por isso é muito importante que quem apóie nossa idéia divulgue o trabalho do GHUAPA.
Quero agradecer a todas que nos deram apoio desde o início e que acredita na nossa idéia e nos nossos objetivos.
A respeito do blog, aqui temos o local de maior informação sobre o grupo. Há várias páginas como: Quem somos membros, as reuniões, fotos, entre outros.
Cada página conta um pouco sobre o grupo e, com certeza, sanará a maioria das dúvidas de quem quer participar ou simplesmente saber sobre o grupo e, caso a sua duvida não foi sanada o acesso ao endereço de e-mail está logo abaixo do local das reuniões, há os e-mails pessoais das administradoras do grupo e também o e-mail do grupo.
Bom, no mais, também gostaria de falar um pouco da nossa história, já que esse post é justamente para se falar sobre o grupo. Para quem se interessa, vai ser bom saber.
O grupo não foi uma idéia de uma pessoa só. Em Goiânia mulheres que buscam se informar sobre o parto Humanizado estão cada vez mais se aprofundando em dúvidas. Ao invés de serem orientadas são levadas a crer que nada poderão fazer e, sendo assim, se tornam reféns da escolha dos profissionais que na verdade, deveria orientá-las.
Não saber as opções que tem é a mesma coisa que não saber nada, e a grande maioria dos profissionais de saúde, na área de gestar e parir, se aproveitam disso. Não informam as pacientes e se quer querem informá-las, já que não lhe trará vantagens.
Após o parto da minha primeira filha busquei ainda mais saber quem estaria disposta a formar comigo um grupo de gestantes.
Grupo sim, aquele em que não necessariamente é formado por profissionais, mas um grupo de escolhas, de opções, de sabedoria, de troca de experiências e informações. Mas informações baseadas em evidências. E logo, claro, encontrei a Michelle.
Frequentadora assídua de todos os debates acerca de parto, qualquer tipo de parto e defensor do parto natural, humanizado, sem intervenções. Sabia que Michelle poderia contribuir 100% para todas nós.
Então pensei, farei o grupo! Não tinha nome, não tinha mais nada do que idéias. E o Grupo surgiu. Uma comunidade de somente um membro no Orkut, eu. Era o Grupo de Gestantes de Goiânia, no dia 24 de março deste mesmo ano. Há menos de três meses.
Sabia que não seria fácil, quem mais poderia ter acesso à comunidade? Quem mais saberia que ela existe e quem mais poderia me ajudar?
Dei-me conta de que Michelle não havia respondido meu recado, porque foi parar na caixa de spams. Sabia que tinha que fazer algo para que o grupo realmente tivesse o seu poder, mas também sabia que se alguém não tomasse uma iniciativa esse grupo nunca existiria. Então insisti com nossa membra Michelle e ela correspondeu, achando a idéia maravilhosa, já que ela também havia idealizado o mesmo. E me pergunto quantas mais?
O que eu sabia é que, por não ser uma idéia somente minha, o grupo tinha grandes chances de se tornar merecedor de um público alvo enriquecedor, tanto para mim, quanto para todas, vocês.
E logo tive a confirmação de que isso era fato. Uma nova integrante à comunidade, chamada Inês, nos escreveu, contou sua história, seu parto naturalíssimo e seu interesse pelo curso de doulas, que tanto a Nascer Cidadão (onde pariu) prometia.
Sabia que, imediatamente, ela seria parte contribuinte. E de fato foi, hoje está aqui conosco!
Antes que eu pudesse perceber o grupo já contava com diversos colaboradores, entre psicólogos, fisioterapeutas (juro que vou atualizar os contatos!!), doulas, naturólogas, obstetras humanizados (como a Zulmirene e Julio Porto – irei adicionar à lista o quanto antes), enfermeiras obstetras, nutricionistas (também gestantes, como a Patrícia, e participante do grupo), entre outras.
Fiquei maravilhada com o que conseguimos em pouco mais que dois meses, pouco mais que dois meses, nossa, como pode?
E não paramos por aí, programamos as reuniões, conseguimos arrecadar o maior número de vídeos possíveis, sejam por doações ou não, conseguimos um espaço para as reuniões e continuamos nossa jornada!
O Grupo passou de Grupo de Gestantes de Goiânia para GHUAPA, ou o Grupo de humanização e apoio ao parto ativo. E é grupo não por acaso, grupo não é curso. Não chamaremos ninguém por números ou adjetivos insólitos como mãezinha, mamãe, querida, flor. Chamamos pelo nome, mais do que isso, já estamos fazendo amizades, e sei que faremos mais. Não estamos aqui para ensinar como trocar fralda ou limpar o umbigo (pelo menos não somente), mas também para aconselharmos, motivar, fundamentar a busca pelo parto ativo e uma maternidade mais humana.
O que espero? Bom, sei que a partir de agora só posso esperar as melhores respostas a tudo aquilo que almejei, essas respostas são as colheitas daquilo que plantei, e sei que serão frutos maravilhosos.
A quem leu até aqui, muito obrigada! Tudo o que escrevi não conseguiria ter feito sem a mesma emoção com a qual agi, junto com todas vocês. E de coração, muito, mas muito obrigada mesmo!
Grande abraço, de todo o grupo GHUAPA!

4 comentários:

  1. Eu tenho acompanhado o blog e a comunidade do grupo e estou muito feliz que isso esteja finalmente acontecendo em Goiânia, e vou ter a honra de participar do crescimento dessa ideia!

    Sobre a pequena participação das pessoas no blog, eu acho que é pq está tudo muito no inicio,qdo começarem as reuniões, as participações tendem a crescer.
    uma sugestão:fazer panfletinhos e colocar em murais de locais que tenham público alvo (academias-hidroginástica, escola de yoga,restaurantes naturais,etc...)

    Obs: fiquei muito feliz de saber que a Marcela Fluetti vai participar do grupo, ela é um amor de pessoa!

    ResponderExcluir
  2. Oi Uyara, vamos aos poucos fazer os panfletos e também um banner, estamos vendo um esquema de contribuição solidária, onde, quem sabe, cada participante doe R$ 2,00 ou R$ 5,00 para que possamos continuar comprando DVD's como o do HANAMI e NASCENDO NO BRASIL (cada um foi mais de 40 reais) e também para que tomamos essas iniciativas importantes de divulgação.
    Nós é que agradecemos sua participação. Parece brincadeira, mas sempre lia seus comentários, suas participações em blog (inclusive quando ganhou o miss cup e eu não hahahahaha) e nunca imaginei que era você a Uyara de que tanto lia! Acho o máximo!
    A Marcela está sempre nos ajudando, no entanto nessa primeira reunião ela estará em Brasília, fazendo um curso.
    Abraços!!!!!

    ResponderExcluir
  3. [Ai, nem me fale do misscup!Nunca fiquei tão frustrada na minha vida....O coletor era meu sonho de consumo e qdo ele chegou fiz uma festa de recepção!!rsrsr mas acho que EU tenho algum problema anatômico que o danado não fica lá dentro de jeito nenhum....agora é esperar a consulta com Dr. Luiz lááááá pra julho e ver o que eu tenho...]

    E sobre os panfletos e videos, o que eu puder ajudar é só falar!!!

    Essa blogosfera é um ovo!!rsrsr...é mesmo engraçado qdo as pessoas que a gente "vê" no mundo virtual vão ficando reais...
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se o grupo Ghuapa conhece os médicos que fazer parto humanizado, ou parto normal em Goiânia. E me falar quais são POR FAVOR!
    Obrigada :*

    ResponderExcluir